terça-feira, 21 de dezembro de 2010

SOBRE 2011

ANO EUROPEU DO VOLUNTARIADO

Na entrada para o Ano Europeu do Voluntariado, queremos apontar que todo o trabalho, antes e durante 2010, para a criação, administração e dinamização da ANIMUSIC, tem sido feito sem qualquer remuneração, em regime de total dedicação voluntária dos seus membros. As despesas decorrentes dos projectos realizados em 2010, independentemente da investigação executada ao longo dos últimos anos, têm sido oferecidas pelos membros da Direcção e pelos organismos associados, caso da UnIMeM, que contribuiu, através do apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, para a primeira Oficina de Instrumentos Pré-Históricos organizada em Portugal (ver anúncio de Setembro) e para o Simpósio Interdisciplinar 2010 (ver anúncio de Outubro). Os relatórios de contas e das actividades, bem como o plano para 2011, será disponibilizado online no sítio da ANIMUSIC (a ser criado).

Desejamos os melhores votos para o desenvolvimento da organologia em Portugal.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Portugueses e alemães

Instrumentos entre Portugal-Alemanha


Galeria no Musikinstrumenten Museum - Markneukirchen


Está a ser desenvolvido um trabalho sobre a relação entre construtores e instrumentos de Portugal e Alemanha através da colaboração com a Universidade de Ciências Aplicadas de Zwickau e os Professores Eberhard Meinel e Andreas Michel. Os instrumentos portugueses existentes no Musikinstrumenten Museum em Markneukirchen, com o apoio da Directora Heidrun Eichler, estão a ser analisados, bem como os seus "primos" alemães, num estudo comparativo.

utilizando um FFT-Analyzer

Prof. Dr. Eberhard Meinel

 




 
 



APOIO
Fundação para a Ciência e a Tecnologia//POPH do QREN e FSE  (BPD)


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Organologia no seu melhor

O "Institut für Musikinstrumentenbau" na Alemanha

A ANIMUSIC tem visitado diversas instituições europeias na preparação da próxima publicação, Panorama sobre a investigação e as colecções europeias e norte-americanas de instrumentos musicais (BPD da Fundação para a Ciência e a Tecnologia). A recepção tem sido extraordinária, tendo-se observado, para além dos espaços públicos, equipamento e instalações dos bastidores, em que se incluem as oficinas e as reservas (algumas em edifícios distanciados do museu principal, pelo que ainda mais agradecemos a disponibilidade que os técnicos nos têm oferecido, muitas vezes até fora do horário normal de funcionamento das instituições).


Por outro lado, estabelecem-se parcerias com entidades dedicadas à investigação organológica no sentido de se promover esta ciência em Portugal, sendo de destacar o Institut für Musikinstrumentenbau e nomeadamente os Engenheiros Dr. Gunter Ziegenhals e Holger Schiema. Funcionando num edifício amplo, possui numerosas salas adequadas a diferentes funções e equipamento especializado na análise e medições de instrumentos musicais. Note-se que a maioria dos aparelhos, e mesmo a câmara anecóica, foram concebidos e construídos no Instituto, onde existem também oficinas com máquinas próprias para os distintos materiais. Eis uma pequena selecção de imagens que poderão mostrar o tipo de trabalho que se executa na nossa área de investigação:





















APOIO
Fundação para a Ciência e a Tecnologia//POPH do QREN e FSE  (BPD)